Receita dá mais prazo para destinação do Imposto de Renda

Contribuintes ganham mais 60 dias para fazer sua declaração: o prazo final agora é 30 de junho.

A Receita Federal adiou a entrega da declaração do imposto de renda para o dia 30 de junho. O adiamento foi motivado pela pandemia causada pelo COVID-19. A justificativa é que o isolamento social poderia dificultar o acesso a documentos necessários ou provocar aglomerações nos postos da Receita, escritórios contábeis e outros prestadores de serviços relacionados à declaração de imposto de renda.

Com isso, o contribuinte sanjoanense ganhou mais um prazo para fazer sua destinação fiscal para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes. A destinação de 3% do imposto devido é possível para aqueles que optam pela declaração completa. Não implica em pagamento extra; a destinação é uma renúncia fiscal do Governo em favor das entidades que atuam com crianças e adolescentes e que sejam inscritas no CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O Programa da Receita faz o cálculo do valor possível da destinação automaticamente. O contribuinte deve apenas escolher as categorias “municipal”, o estado de São Paulo e então o município de São João da Boa Vista. Depois na seção de impressões, deve imprimir o DARF correspondente e fazer o recolhimento do valor na rede bancária antes do final do prazo da entrega, ou seja, agora 30 de junho.

O contribuinte que tem imposto a ser restituído também pode destinar. Deverá fazer o mesmo procedimento descrito acima e receberá o valor de volta, corrigido pela taxa SELIC, quando receber sua restituição do imposto de renda.

No site do CMDCA há um vídeo que mostra o passo a passo no programa da Receita para fazer a destinação (www.cmdcasj.com.br). “Contamos com este gesto de cidadania de todos os contribuintes de São João. Mesmo os que terceirizam este serviço, digam aos seus contadores que desejam fazer a destinação. Temos potencial para arrecadar mais de R$500 mil que poderão ser destinados às entidades de nossa cidade”, diz o presidente do CMDCA, Luis Fernando Fontana Campos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *