CMDCA promoveu Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes

O evento se propôs a discutir políticas públicas para crianças e adolescentes de São João da Boa Vista18.

Adolescentes, crianças e representantes da rede socioassistencial de São João da Boa Vista, reuniram-se no dia 22 de novembro, no Teatro da Estação das Artes, para VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento teve como tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências” que serviu de orientação para discussões e levantamento de propostas de políticas públicas em torno de cinco eixos temáticos:
• Eixo 1. Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;
• Eixo 2. Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;
• Eixo 3. Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;
• Eixo 4. Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;
• Eixo 5. Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes.

Na abertura do evento, houve apresentações artístico-culturais  das crianças e adolescentes pelo CAS Perpétuo Socorro, do Programa e do Lar do Pequeno Vicente e do Lar Santo Antônio. Em seguida, fizeram uso da palavra a Presidente do Fundo Social e representante do Prefeito Municipal, Solange Ap. Rodrigues de C. Carvalho; a Diretora do Departamento de Assistência Social, Eliane Buciman de L. Rossi; a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Imaculada Conceição G. Camargo. A palestra magna, baseada no tema da Conferência, foi proferida pelo Professor Delnério Nascimento da Cruz, graduado em Ciência Econômicas e pós-graduado em Administração em RH e Controladoria Governamental e Consultor sobre assuntos relativos ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Na abertura do período vespertino, as crianças e adolescentes da AEHA – Associação de Educação do Homem de Amanhã fizeram uma apresentação de dança. A seguir, os 158 participantes foram divididos por grupos de discussão de acordo com os eixos de interesse. Nos grupos, houve o debate das diferentes situações-problema envolvendo a criança e o adolescente e a proposição de ações pelas quais se podem combatê-las e evitá-las, garantindo assim o direito a uma infância e adolescência feliz, com segurança e qualidade de vida. As proposições foram apresentadas em reunião plenária e aprovadas por todos os participantes.

Houve ainda a eleição de representantes do Município para a Conferência Regional que será realizada entre fevereiro e maio do próximo ano.

O evento foi uma realização do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Departamento de Assistência Social de São João da Boa Vista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *